A indústria farmacêutica anda de mãos dadas com a indústria alimentícia. Uma alimenta a outra. Você come mal, fica doente e recorre aos medicamentos. Muitos desses medicamentos, inclusive, podem acabar gerando outro problema de saúde ou simplesmente só “remediam” e não tratam a causa: que é a sua alimentação, juntamente com o estilo de vida como o sedentarismo, falta de sono restaurador e um mau gerenciamento do estresse! E aí você fica nesse ciclo eternamente…ou até despertar e ressignificar a sua relação com a comida!
Tem dor articular e depois toma analgésico para aliviar? Sofre com acne e aí toma medicação com prescrição controlada para controlá-la ou ainda pior toma pílula anticoncepcional para combatê-la? Tem dermatite, urticária, coceira e toma antialérgico ou pior: corticoide?! Sofre com constipação e fica usando laxantes rotineiramente? Tem gases/distensão abdominal e tem que ficar tomando remédio para tentar combater o desconforto? Vai ao otorrino e trata uma rinite ou sinusite com antibiótico (e prejudica mais ainda a sua microbiota intestinal) que nunca melhora? Tudo isso pode estar associado à sua alimentação e essas são as armadilhas que a indústria alimentícia juntamente com a indústria farmacêutica fazem para que você encontre a medicação para um certo sintoma, mas jamais para a causa.
Compreenda: a prevenção de doenças está baseada na promoção da saúde que, por sua vez, diz respeito ao seu estilo de vida (os 4 Pilares Para Uma Vida Saudável!)
Muito mais do que um “super alimento”, devemos identificar e renunciar aos alimentos que nos causam desconfortos (geralmente, fazem parte deles o glúten, leite, castanhas, ovos e outros que devem ser avaliados individualmente). Faça o teste de exclusão/ inclusão e avalie se há alguma melhora! Se possível, procure um nutricionista funcional para que possa lhe auxiliar!
Mude seus hábitos, ressignifique a sua alimentação, livre-se de ultraprocessados, de lugar a comida de verdade! Acredite, a sua saúde vai lhe agradecer!
Agora me conta, qual foi o alimento que você retirou de sua alimentação e melhorou a sua vida, reduzindo algum desconforto, dor ou problema de pele?