Agachamento e saúde cerebral
22 de abril de 2024
Qualidade do sono e memória
23 de abril de 2024

Truque na alimentação reduz em 26% ingestão de calorias e ajuda no emagrecimento, revela estudo; saiba qual

A chave para perder peso pode estar em algo que você talvez nunca tenha considerado! Um pequeno estudo publicado em 2022 revelou que escolher alimentos mais crocantes pode ajudar no emagrecimento! De acordo com pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, a velocidade de comer é reduzida pela metade quando ingerimos alimentos mais difíceis de mastigar. E não é só isso – podemos nos sentir saciados mais rápido, consumindo até um quinto a menos de calorias!

Os cientistas deram a 50 pessoas quatro almoços semelhantes, sendo dois ultraprocessados e dois minimamente processados. Uma refeição em cada categoria era mais dura e crocante (como alimentos menos cozidos e al dente), enquanto a outra era mais fácil de consumir. Com a mesma quantidade de calorias e sabor avaliado de maneira semelhante, as refeições mais difíceis de mastigar incluíam arroz cozido, salada crocante, peito de frango grelhado, maçã dura, iogurte natural espesso e molho de tomate mais grosso.

Os resultados surpreendentes mostraram uma redução de 26% nas calorias consumidas – cerca de 300 a menos – quando o almoço tinha uma textura mais dura, independentemente do nível de processamento da refeição. A mastigação mais intensa levou a uma diminuição pela metade da taxa geral de consumo da refeição.

Comer mais devagar dá ao corpo a chance de controlar a quantidade de comida, percebendo a saciedade mais rápido e evitando o consumo excessivo. Isso vai muito ao encontro do midnfulness eating, que prega que devemos ter atenção toral quando comemos, atenção aos alimentos, às sensações, mastigando com consciência e com foco nesse momento, deixando os talheres de lado, sem celulares e, sim, prestigiando aquele momento.

Mas, lembre-se: prefira sempre a comida de verdade e alimentos minimamente processados!

Ref.: DOI: 10.1093/ajcn/nqac068