Conheça o carboidrato mais perigoso que o açúcar
24 de abril de 2024
Novo tratamento para Alzheimer acelera remoção de placa do cérebro em ensaios clínicos
25 de abril de 2024

Seis semanas de musculação melhoram a saúde intestinal

O “leaky gut” (intestino permeável) é uma condição em que a barreira intestinal fica comprometida, permitindo que substâncias indesejadas, como toxinas e bactérias, atravessem a parede intestinal e entrem na corrente sanguínea.

Embora a musculação não seja uma cura direta para o leaky gut, ela pode oferecer benefícios indiretos, já que ajuda a reduzir os níveis de estresse. O estresse crônico pode contribuir para a inflamação e piorar os sintomas do leaky gut. Portanto, a redução do estresse por meio do exercício pode ser benéfica.

O treinamento de resistência, como a musculação, pode ajudar a modular a resposta inflamatória do corpo, o que pode melhorar a integridade da barreira intestinal.

Alguns estudos sugerem também que o exercício regular pode influenciar positivamente o microbioma intestinal. Um microbioma saudável desempenha um papel crucial na saúde do trato gastrointestinal.

O exercício físico, incluindo a musculação, pode ainda estimular processos de reparação celular e regeneração de tecidos. Embora não haja evidências específicas de que isso cure diretamente o leaky gut, pode contribuir para a saúde geral do sistema digestivo.

Além disso, um estudo publicado em abril de 2022 concluiu que após seis semanas de musculação, a função da barreira das células epiteliais intestinais pode ter sido melhorada. Os pesquisadores afirmam que “nossos dados sugerem que o treinamento resistido pode melhorar a integridade da barreira intestinal em homens caucasianos mais velhos”.

É fundamental observar que, em casos de leaky gut, uma abordagem multidisciplinar é fundamental. A musculação pode ser benéfica quando incorporada a um estilo de vida saudável, por isso, exercite-se, mas também cuide do seu sono, estresse e principalmente da alimentação, evitando produtos ultraprocessados e alimentos com potencial inflamatório, como o glúten e o leite.

Ref.: https://doi.org/10.3390/sports10050065