Consequências da inflamação crônica
14 de junho de 2023
Estudo de Harvad conclui que mais de 80% das doenças são causadas por processos inflamatórios
15 de junho de 2023

Inflammaging, você sabe o que é isso?

INFLAMMAGING. Já ouviu falar neste termo? Ele diz respeito à inflamação e o envelhecimento, que estão diretamente ligados. Conforme envelhecemos, com os hábitos que mantemos ao longo da vida, a inflamação crônica de baixa intensidade pode surgir e isso, como já sabemos, pode levar ao desenvolvimento de doenças.

O inflammaging (junção das palavras “inflamation” – inflamação- e “aging” – envelhecimento-), então, se dá pois há uma constante liberação de citocinas pró-inflamatórias, o que pode ocorrer por vários fatores, como o consumo de alimentos ultraprocessados de maneira excessiva, a disbiose intestinal, o sedentarismo e ele: o estresse oxidativo que citei no post de segunda-feira.

Existem várias causas do estresse oxidativo no organismo. Alguns dos principais fatores que podem levar ao aumento da produção de radicais livres incluem: exposição excessiva à radiação ultravioleta, tabagismo, estresse crônico, alimentação desiquilibrada rica em alimentos ultraprocessados, açúcares e aditivos químicos, poluição ambiental e o próprio envelhecimento. Sim, o envelhecimento natural está relacionado a um aumento gradual do estresse oxidativo devido ao desgaste do sistema de defesa antioxidante do organismo ao longo do tempo.

O inflammaging também está ligado a outros aspectos do envelhecimento, como diminuição da função imunológica, redução da capacidade de reparo celular e acúmulo de danos ao DNA. Essa interação entre o envelhecimento e a inflamação crônica pode criar um ciclo autossustentável em que a inflamação contribui para o envelhecimento acelerado, e o envelhecimento, por sua vez, alimenta a inflamação.

E há alguma forma de prevenir o “inflammaging” e, assim, diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas? Sim, por meio de uma alimentação anti-inflamatória, suplementação de compostos com propriedades anti-inflamatórias (como curcumina, ômega-3, quercertina e resveratrol), sono restaurador, gerenciamento do estresse e hábitos saudáveis, como a prática de exercício físico.