Inflammaging, você sabe o que é isso?
14 de junho de 2023
Fatores que aumentam a inflamação crônica
15 de junho de 2023

Estudo de Harvad conclui que mais de 80% das doenças são causadas por processos inflamatórios

A inflamação crônica está envolvida no desenvolvimento e na progressão de várias condições de saúde, incluindo obesidade e câncer. Estudos científicos têm demonstrado associações entre a inflamação crônica e essas doenças, sugerindo que a inflamação pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento dessas condições.

Publicado em 2019, um estudo realizado por pesquisadores de Harvard e Stanford analisou como a inflamação impacta no surgimento de doenças.

“Embora aumentos intermitentes na inflamação sejam críticos para a sobrevivência durante lesão física e infecção, pesquisas recentes revelaram que certos fatores sociais, ambientais e de estilo de vida podem promover inflamação crônica sistêmica que, por sua vez, pode levar a várias doenças que coletivamente representam as principais causas de incapacidade e mortalidade em todo o mundo, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes mellitus, doença renal crônica, doença hepática gordurosa não alcoólica e distúrbios autoimunes e neurodegenerativos”, dizem os cientistas.

Existem vários exames médicos que podem ajudar a detectar a presença de inflamação crônica no organismo de um paciente. Alguns dos exames mais comumente utilizados incluem o hemograma completo, medição dos níveis de citocinas e PCR, além dos exames de imagem e físico.

É importante manter um estilo de vida saudável e ter uma rotina de consultas com um médico de confiança para o diagnóstico precoce, prevenção e tratamento da inflamação crônica.

Se você não quer viver inflamado, então, atente-se aos fatores que podem levar a esse quadro (como sedentarismo, má alimentação, disruptores endócrinos e estresse) e busque ter hábitos saudáveis!

Referência: doi: 10.1038/s41591-019-0675-0.