Dia do Trigo: precisamos falar sobre o glúten
10 de novembro de 2022
Como o jejum ajuda na queima de gordura e emagrecimento
14 de novembro de 2022

Estudo de Harvad: jantar depois das 22h aumenta risco de obesidade

A que horas você costuma jantar?🕗🌃 Se você deixa para fazer a última refeição do dia após as 22h, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na revista científica Cell Metabolism em outubro deste ano traz um alerta: este hábito está associado à desaceleração do metabolismo nas horas seguintes à ingestão dos alimentos, bem como ao aumento da sensação de fome na manhã seguinte.

Apesar da amostragem pequena (o estudo contou com a participação de apenas 16 voluntários), a pesquisa levanta a importância de que sejam realizados mais estudos acerca do tema, já que é algo que impacta a todos nós. Na pesquisa em questão, foram selecionados voluntários com sobrepeso ou obesidade entre 20 e 60 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: um fez a última refeição do dia às 18h e outro jantou apenas às 22h.

Eles comeram o mesmo prato, mas os pesquisadores identificaram algumas diferenças: enquanto o grupo que fez a refeição às 22h queimou menos calorias no dia seguinte, o grupo que fez a última refeição mais cedo produziu uma menor quantidade de hormônio da fome (grelina).

“Descobrimos que comer quatro horas depois faz uma diferença significativa em nossos níveis de fome, na maneira como queimamos calorias depois de comer e na forma como armazenamos gordura”, escreveu a principal autora do estudo, Nina Vujović.

Acredito que isso sirva como mais um incentivo para você que está pensando em praticar o jejum intermitente. Organize-se, faça suas refeições durante o período em que está ativo ao longo do dia e dê tempo para o seu intestino descansar e, assim, colher os benefícios do JI. Não sabe quais são? Confira os posts na hashtag #drbarakatJI, assista aos vídeos no youtube.com/InstitutoDrBarakat e em breve lançarei um ebook sobre o tema: www.jejumintermitente.com.br!

Referência:
DOI:https://doi.org/10.1016/j.cmet.2022.09.007