OMS: 500 milhões de pessoas desenvolverão doenças até 2030 por causa da inatividade física
9 de agosto de 2023
Menstruação atrasada? Pode ser estresse!
11 de agosto de 2023

O poder do óxido nítrico: descubra sua importância, como obter e sinais de deficiência

O óxido nítrico (NO) é uma molécula gasosa produzida naturalmente pelo organismo que atua como um mensageiro químico. Ao promover a vasodilatação, ele reduz a pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão e problemas cardíacos. Além disso, o óxido nítrico melhora a função endotelial, reduzindo o acúmulo de placas nas artérias e prevenindo a aterosclerose. Essa molécula também fortalece o sistema imunológico, melhora o desempenho físico e cognitivo, além de ter propriedades anti-inflamatórias.

A deficiência de óxido nítrico pode estar relacionada a problemas cardiovasculares, como hipertensão, má circulação, disfunção erétil e fadiga física. Além disso, a diminuição da produção de óxido nítrico pode levar a sintomas como dificuldade de concentração, baixa imunidade, e uma maior suscetibilidade a inflamações e estresse oxidativo. Deficiências nutricionais, incluindo baixos níveis de vitamina D e vitaminas do complexo B, além do próprio envelhecimento, tabagismo, inflamação crônica, sedentarismo, má alimentação, sono ruim e resistência a insulina também podem contribuir para a deficiência deste composto.

Há várias maneiras naturais de melhorar os níveis de óxido nítrico no organismo. A prática regular de atividade física, especialmente exercícios aeróbicos, estimula a produção de óxido nítrico. Além disso, garantir uma dieta equilibrada, rica em nutrientes como nitratos, antioxidantes e aminoácidos, também pode favorecer a produção de óxido nítrico.

Alguns alimentos são conhecidos por estimular a produção de óxido nítrico. Vegetais verdes folhosos, como espinafre e rúcula, são ricos em nitratos, que são convertidos em óxido nítrico pelo organismo. Beterraba, alho, romã, melancia (a parte branca) e nozes também são fontes de compostos que auxiliam na sua produção. Além disso, alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e legumes coloridos, também podem apoiar a saúde vascular e promover a produção de óxido nítrico.

Se você trata ou quer prevenir doenças cardíacas, sofre com disfunção erétil e até mesmo atletas que desejam melhorar a performance podem se beneficiar muito com a suplementação!