Confira mitos sobre a proteína que as pessoas ainda acreditam
4 de abril de 2023
Alimentos ultraprocessados e declínio cognitivo: qual é a relação?
5 de abril de 2023

Como lidar com a ansiedade

Pare, reflita e depois responda sinceramente: como está sua saúde mental? Acredito que esse tema é algo que ainda precise ser muito debatido na sociedade como um todo, não apenas por ser médico, mas por ter aprendido “na pele” o quanto a Saúde Mental impacta na saúde física (quem me conhece há tempos, sabe que estou longe de ser um “monge budista”, mas já evoluí muito e sigo sempre aberto para o aprendizado. Diariamente, é necessário se esforçar, construir e vibrar em uma frequência positiva).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acredito que a saúde mental seja, muitas vezes, negligenciada. Seja pela correria do dia a dia, excesso de trabalho, desconhecimento ou até mesmo vergonha. A luta contra a ansiedade, estresse, depressão etc não é fácil, mas pode ser vencida! Para isso, é necessário, primeiramente, reconhecer que se tem um problema e, então, buscar ajuda das mais variadas formas: deste um psicólogo, um nutricionista que examine sua alimentação e inclua alimentos funcionais ou trate uma possível disbiose, por exemplo (a maior parte da serotonina é produzida no intestino, o que significa que um intestino doente pode prejudicar e muito sua saúde mental!) até um profissional de educação física!

Além disso, lembre-se: a mente não difere realidade do imaginado, hospedar na sua mente pensamentos de má qualidade têm baixa frequência vibracional e geram uma percepção na sua cabeça de risco/perigo. Então, você começa a liberar adrenalina mediada pelo cortisol. De repente, estando num almoço entre amigos ou mesmo “relaxando” na praia, você estará disparado, suando, transpirando, porque, na verdade não está na mesa com seus amigos ou curtindo a brisa do mar, mas sim pensando e construindo no seu cérebro uma realidade que faz com que ele acione a suprarrenal, passando, então, a sofrer com o reflexo de ataque ou fuga.

Por isso, aterramento, banho gelado, mindfulness, canabidiol, dieta com exclusão de açúcar e alimentos inflamatórios, além de exercícios de respiração podem ser aliados para focar no presente, relaxar e encontrar o equilíbrio! Quem aí já experimentou esses recursos em um momento de crise?