Você é vegetariano ou vegano? Esse post é para você.
1 de março de 2023
Como lidar com a ansiedade
4 de abril de 2023

Confira mitos sobre a proteína que as pessoas ainda acreditam

Já repararam que quando falamos sobre macronutrientes sempre tem alguma polêmica? Tem gente que demoniza absolutamente todos os carboidratos (e eu sempre digo, cuidado, porque low carb não é no carb!), outras pessoas acham que a gordura saturada é a grande causadora de doenças (e ignoram o lobby e os problemas de saúde causados pela indústria alimentícia e seus açúcares refinados)…Então, quando o assunto é a proteína, não poderia ser diferente…Mas, vamos esclarecer:

🥩 A proteína animal é considerada a “proteína completa” pois tem todos os aminoácidos essenciais e maior biodisponibilidade. É claro que quem se alimenta apenas com proteína vegetal também pode obter os benefícios da proteína, porém, será preciso ingerir em maior quantidade e, em muitos casos, fazer uso de suplementos.

🥩 Pessoas com insuficiência renal ou função renal reduzida costumam ser colocadas em uma dieta pobre em proteínas para não sobrecarregar os rins, mas de acordo com uma meta-análise do Journal of Nutrition e revisão sistemática de mais de duas dúzias de estudos, o processamento de grandes quantidades (> = 1,5 g/kg) de proteína não leva a um declínio na função renal.

🥩 Uma alimentação rica em proteína é mais saciante do que dietas com baixo teor de proteínas (então, você precisará comer menos para estar saciado, facilitando manter um déficit calórico e emagrecer). Além disso, a proteína é fundamental para proteger a massa muscular.

🥩 Apesar das manchetes sensacionalistas, não há evidências de qualidade de que a ingestão de proteínas esteja associada a um maior risco de mortalidade, doenças cardiovasculares ou câncer. Por outro lado, cada vez mais vemos como o consumo do açúcar e de ultraprocessados, sim, estão associados às mais diversas doenças!

🥩 Há décadas a recomendação diária é de 0,8 gramas por quilo de peso corporal, no entanto, essa recomendação é o MÍNIMO necessário para evitar deficiências, não levando em conta a individualidade, contexto e objetivo de casa pessoa.

Por fim, vale destacar: a proteína é fundamental para a saúde e a longevidade, e merece um espaço especial em sua alimentação!
Refs:
PMID: 30383278 / 32699189 / 32699048 / 35418173