Sua vitamina D está preparada para o inverno?
18 de maio de 2020
Saúde mental em tempos de COVID-19
20 de maio de 2020

Canabidiol e coronavírus

Na luta contra o novo coronavírus, as mais diversas substâncias estão sendo pesquisadas numa corrida contra o tempo para encontrar tratamentos para a doença. Dentre elas está, gostem ou não, o canabidiol (composto da Cannabis sativa que já expliquei um pouco para vocês anteriormente, para saber mais, acesse aqui)

E o que já sabemos sobre ele e suas potencialidades contra a COVID-19?

– O canabidiol é conhecido por ter um potencial anti-inflamatório, desta maneira, acredita-se que poderia auxiliar na redução de sintomas mais graves causados pela COVID-19.

– Uma empresa canadense chamada Cannalogue está buscando autorização para realização de teste clínico com o CBD, partindo da premissa de que a cannabis possa ter uma capacidade imunossupressora, podendo ser considerada uma opção no tratamento de doenças inflamatórias.

– Também no Canadá, na Universidade de Lethbridge, pesquisadores investigam a possibilidade de que princípios ativos da cannabis tenham efeito contrário à nicotina e protejam as células contra a COVID-19. No estudo, que ainda é preliminar (não passou por revisão de outros cientistas independentes), foi identificado que, em alguns casos, os canabinoides ajudaram a reduzir o número dos receptores do vírus em até 73%, de acordo com Igor Kovalchuk, um dos autores do estudo.

– No Brasil, a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), em João Pessoa, irá testar a eficácia do medicamento distribuindo frascos com concentração de 2% de canabidiol para médicos com suspeita de infecção ou para os profissionais já infectados.

Enfim, assim como tantos outros medicamentos, o CBD entra como mais uma opção para vencermos a luta contra o novo coronavírus. Mais estudos são necessários, pois tudo é muito recente, mas seu potencial é promissor!

Referências:
J. Ludovic Croxford,Takashi Yamamura. Cannabinoids and the immune system: Potential for the treatment of inflammatory diseases?. Journal of Neuroimmunology
Cannabis shows promise blocking coronavirus infection: Alberta researcher – Calgary Herald
Associação da PB oferece canabidiol para médicos na frente de combate ao coronavírus – G1