Jejum e alimentação com poucos carboidratos podem melhorar a função cerebral
9 de fevereiro de 2022
Como evitar doenças e prolongar a sua vida
12 de fevereiro de 2022

Pacientes com deficiência de Vitamina D foram 14 vezes mais propensos a ter covid grave

A cada dia que passa mais e mais pessoas têm compreendido que baixos níveis de vitamina D são prejudiciais à saúde em vários aspectos e, ainda mais, que os níveis considerados normais dessa vitamina na verdade estavam desatualizados, uma vez que nossa sociedade está cada vez menos em contato com o sol.
☀ Ao mesmo tempo, mais e mais estudos têm comprovado a correlação entre a falta de vitamina D e o risco aumentado de infecção por SARS-CoV-2. Desta vez, um novo artigo verificou a relação entre o nível sérico de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D) antes da infecção por covid e a gravidade e mortalidade da doença (O 25-hidróxi-vitamina D é um pré-hormônio que é produzido no fígado através da hidroxilação da vitamina D por meio da enzima colecalciferol 25-hidroxilase).
💊 Ao longo do estudo, os pacientes com COVID-19 foram categorizados de acordo com a gravidade da doença e o nível de 25(OH)D. Eles foram divididos entre quatro categorias (deficiente, insuficiente, adequado e alto), já a gravidade da COVID-19 foi verificada utilizando uma análise de regressão multivariável.
☀⠀Ao final do estudo verificou-se que um nível mais baixo de vitamina D foi mais comum em pacientes com a doença grave ou crítica (87,4%) do que em indivíduos com doença leve ou moderada (34,3%) e pacientes com deficiência de vitamina D foram, ao total, CATORZE vezes mais propensos a ter doença grave.
💊 Reafirmando o que já sabíamos, mas o que não podemos nunca deixar de dizer, não é mesmo? Quem tem baixos níveis de vitamina D tende a sofrer mais com a COVID-19 e com doenças infecciosas no geral. Por isso, leve a sério, verifique seu nível de vitamina D frequentemente, peça ao seu médico que suplemente se for o caso, assuma o controle da sua saúde!
Fonte: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263069