Jejum intermitente: adeptos da dieta têm menos risco de complicações da Covid-19
11 de julho de 2022
A suplementação de vitmaina D é segura?
13 de julho de 2022

A importância de um intestino saudável

Quando fazemos uso de alimentos que nos inflamam, ocorrem distensões, podendo causar paralisações dos movimentos peristálticos, atrasando as fezes e sua eliminação. Isso gera um ressecamento, liberação de toxinas e fezes duras. Quando essa paralisação alimentar distende e acelera o movimento peristáltico, pode causar diarreia.

Em ambas as situações, temos um desequilíbrio no intestino por conta de uma alimentação que deve ser melhorada. Ou seja, é preciso identificar os alimentos que causam isso, removê-los da alimentação e, assim, facilitar os movimentos peristálticos e a eliminação das fezes no formato adequado.

Vale lembrar que o intestino também é conhecido como “2º cérebro”, já que executa funções independentemente do sistema nervoso central, graças aos seus milhares de neurônios e mais de 30 neurotransmissores. Aliás, cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino. Ou seja, se o seu intestino não estiver funcionando corretamente pode afetar seu bem-estar físico, como também mental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nosso organismo possui cerca de 10 vezes mais bactérias do que células humanas. A maior parte de nossa microbiota vive no sistema digestivo e variações e mudanças em sua composição podem influenciar em nossa fisiologia, contribuindo para o surgimento de doenças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alta ingestão de açúcar, bebida e fumo, uma noite mal dormida…tudo isso pode interferir no funcionamento do intestino e mantê-lo saudável é fundamental para a saúde de todo o organismo. Como sempre digo, está tudo interligado. Mente-corpo-espírito!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vídeo: papodereto