Prébióticos x Probióticos
22 de abril de 2024
Truque na alimentação reduz em 26% ingestão de calorias e ajuda no emagrecimento, revela estudo; saiba qual
23 de abril de 2024

Agachamento e saúde cerebral

A vida sedentária está diretamente ligada a vários riscos para a saúde, incluindo o aumento do risco de demência.

Agora, uma pesquisa publicada em dezembro de 2023, descobriu que apenas UM MINUTO de agachamento diário pode ajudar a preservar a saúde do seu cérebro, especialmente se você passa longos períodos sentado!

Publicado no Journal of Applied Physiology, o estudo envolveu adultos jovens que passaram três horas seguidas sentados, seguidas por três horas de agachamentos a cada 20 minutos. Durante os testes, os pesquisadores monitoraram sinais vitais, fluxo sanguíneo para o cérebro e realizaram testes cognitivos.

Os participantes, ao realizar agachamentos periódicos, tiveram um desempenho melhor nos testes cognitivos, concluindo-os mais rapidamente. Além disso, relataram sentir mais cansaço e dificuldade de concentração durante os intervalos em que não praticaram o exercício.

O estudo destacou uma queda significativa de mais de 3% no fluxo sanguíneo na artéria carótida quando os participantes permaneceram apenas sentados. Os pesquisadores concluíram que a prática de agachamento intermitente pode ser uma estratégia eficaz para preservar a cognição, especialmente em ambientes de trabalho sedentários.

Essa descoberta nos lembra da importância de incorporar pequenos exercícios físicos na rotina diária para manter não apenas a saúde física, mas também a saúde cerebral! Incorporar hábitos simples, como o agachamento, pode ser uma estratégia valiosa para contrabalançar os efeitos prejudiciais do estilo de vida sedentário.

Compartilhe com seus amigos e familiares para que todos possam adotar esse minuto diário salvador para a saúde do cérebro!

Ref.: DOI: 10.1152/japplphysiol.00437.2023