O Ciclo Do Café
COVID-19, Obesidade, Vitamina D e Exercício Físico
24 de abril de 2020

COVID-19: Obesidade é maior fator de risco em internações em NY

Se você acha que apenas os idosos fazem parte do grupo de risco da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, está bem enganado. As comorbidades (doenças pré-existentes) como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças coronárias também são um fator importante neste sentido. E sabe o que todas elas têm em comum? Estão associadas à obesidade, o que faz com que esta, por sua vez, seja um fator de risco para quem contrai o vírus.
De acordo com o periódico científico Clinical Infectious Diseases, a obesidade foi um fator de risco na hospitalização de pacientes com menos de 60 anos. Aqui no Brasil a coisa não está muito diferente. Um Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no último sábado (11) constatou que das 944 mortes analisadas e catalogadas, 75% eram de pessoas com mais de 65 anos, mas entre os 43 casos de pessoas com obesidade que faleceram, 24 tinham menos de 60 anos.
Como eu disse anteriormente, a obesidade, geralmente, está associada a outras comorbidades, como pressão alta e diabetes. Isso se deve ao caráter inflamatório da doença, que ainda pode prejudicar o sistema respiratório.
Estima-se que, no Brasil, mais da metade da população tenha sobrepeso e uma a cada cinco pessoas tenha obesidade.
O que podemos tirar disso? Que o coronavírus veio para mudar nossos hábitos, não apenas de higiene, como todos aqueles que possam afetar nossa saúde. Quanto mais cuidados dela, mais preparados estamos para enfrentar adversidades. Que tal você começar a rever como tem cuidado de seu organismo, hein?! Pense nisso!
eferências:
Jennifer Lighter, MD, Michael Phillips, MD, Sarah Hochman, MD, Stephanie Sterling, MD, Diane Johnson, MD, Fritz Francois, MD, Anna Stachel, MPH, Obesity in patients younger than 60 years is a risk factor for Covid-19 hospital admission, Clinical Infectious Diseases, , ciaa415
Ministério da Saúde – https://portalarquivos.saude.gov.br/…/2020-04-11-BE9…
Vigitel – 2019