Saúde mental em tempos de COVID-19
20 de maio de 2020
Consumo de bebida alcoólica durante a quarentena
26 de maio de 2020

Vitamina D e COVID-19

Será que a vitamina D pode contribuir no combate ao novo coronavírus?
Até o momento, como sabemos, não há ainda vacina capaz de imunizar contra a Covid-19. É exatamente por isso, que até que tenhamos uma vacina, lancemos mão dos recursos que podem contribuir para fortalecer o nosso sistema imune, ajudando nosso corpo a combater vírus e bactérias, reduzindo os danos que podem ser causados, inclusive, por infecções como a decorrente do novo coronavírus.
A Vitamina D é uma destas ferramentas. Hormônio vital para a saúde do organismo, além de fortalecer a imunidade, a vitamina D é importante para manter ossos, dentes e músculos saudáveis. Quando há deficiência da vitamina D, pode haver um risco aumentado de termos doenças ou infecções, como as do trato respiratório;

No contexto da Covid-19, o que temos observado com base em recentes estudos é que em pacientes que foram acometidos pela Covid e em que foram observados baixos níveis desse hormônio, o agravamento da doença foi maior, levando à morte. As pesquisas confirmam que há correlação da deficiência de vitamina D.

Uma delas foi conduzida por pesquisadores Northwestern University (Chicago) e analisou dados de países como China, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e EUA (entre outros). Após analisar dados globais descobriram uma forte correlação entre os níveis de vitamina D e a tempestade de citocinas – uma condição hiperinflamatória que pode danificar gravemente pulmões levando à síndrome do desconforto respiratório agudo e até mesmo à morte.
Além disso, os pesquisadores afirmaram ainda que mesmo em casos onde o paciente não possua alguma deficiência – já conhecida – é preciso que exista reserva destes hormônios. Vitamina D não imuniza contra a Covid, mas pode ajudar a fortalecer o seu organismo.
Ainda que nós, brasileiros, sejamos privilegiados por viver em um País tropical, estamos enfrentando a pandemia durante o inverno. Sim, logo a estação do ano irá começar por aqui. Ou seja, nem todos terão acesso ao banho de sol! Por isso, pode ser bem-indicado a suplementação para manter os níveis ideais. Um médico com um olhar integrativo e que conheça seu organismo poderá contribuir com este controle.