TODOS nós envelhecemos, mas não da mesma maneira
9 de fevereiro de 2024
Problemas intestinais podem ser sinal precoce de Parkinson, diz estudo
10 de fevereiro de 2024

Manganês pode ser a chave para reduzir o acúmulo de gordura nas artérias

Se, assim como eu, o seu plano é desfrutar de uma vida longeva, é crucial garantir a ingestão adequada de minerais.

Estudos recentes evidenciaram que o manganês pode desempenhar um papel crucial na diminuição da formação de placas ateroscleróticas, uma das principais causas das doenças cardiovasculares. É importante notar que esse efeito foi observado apenas em experimentos com ratos até o momento, assim, aguardamos mais estudos.

Os pesquisadores alimentaram roedores com dietas ricas em manganês e observaram reduções significativas nos níveis de lipídios no sangue, chegando até mesmo à reversão do acúmulo de placas existentes nos vasos sanguíneos!

Assim, o manganês parece desempenhar um papel ativo na regulação da distribuição de lipídios no sangue de mamíferos. Ele se liga a um complexo proteico (COPII), responsável pelo transporte desses lipídios. Quando o manganês está presente, há um aumento na eficiência desse complexo proteico.

Embora essas descobertas sejam inovadoras, é fundamental lembrar que esses estudos foram conduzidos em ratos, não em seres humanos. No entanto, isso destaca o potencial impacto dos suplementos minerais de amplo espectro na saúde.

Na alimentação, boas opções de alimentos ricos em manganês são leguminosas (como lentilhas e grão-de-bico), nozes, amêndoas, ervilhas e feijões. Lembrando também que o manganês é o mineral que dá o tom rosado ao sal rosa do Himalaia.

Conhece alguém que vai se beneficiar destas informações?

Ref.:
https://doi.org/10.1093/lifemeta/load040
DOI: 10.1038/nature20602

WhatsApp chat