Vitamina D pode ajudar a combater tonturas
18 de agosto de 2020
Vacinas contra COVID-19
20 de agosto de 2020

Hormônio liberado durante exercício físico pode ajudar no combate a COVID-19

Que o exercício físico traz diversos benefícios à saúde, desde estimular a imunidade, prevenção de doenças cardíacas e obesidade, até melhoria da saúde mental, todo mundo já deve saber. Mas, agora no contexto do coronavírus, temos uma descoberta: a irisina, um hormônio produzido durante a prática de exercício físico contínuo que favorece o gasto enérgico e tem potencial propriedade anti-inflamatória pode ter efeito terapêutico contra a covid-19.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizaram testes⠀in vitro (em laboratório) em uma linhagem de células adiposas (adipócitos subcutâneos, responsáveis por armazenar gordura e regular a temperatura corporal), e observaram que a substância tem potencial de modular genes associados à reaplicação do vírus no corpo humano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de serem dados preliminares, a pesquisadora Miriane de Oliveira acredita que o resultado de seu estudo representa uma sinalização positiva para a busca por novos tratamentos: “É uma sugestão do potencial terapêutico da irisina para casos de Covid-19. Estamos indicando um caminho de pesquisa para comprovar ou não o efeito benéfico do hormônio em pacientes infectados.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com isso vemos que o caminho para o combate ao coronavrus é também o cuidado integral com a saúde.
Enquanto o governo e grandes instituições nos dizem para nos mantermos quietos, afastados, aguardando vacina, esquecem de fazer o mais importante: nos orientar sobre todas as capacidades que temos como indivíduos de nos proteger para que possamos ter uma vida mais saudável e com maior qualidade!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referências:
de Oliveira M, Mathias LS, Rodrigues BM, et al. The roles of triiodothyronine and irisin in improving the lipid profile and directing the browning of human adipose subcutaneous cells. Mol Cell Endocrinol. 2020;506:110744. doi:10.1016/j.mce.2020.110744
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
G1 – Hormônio liberado na atividade física pode ter efeito contra a Covid-19, sugere estudo com testes in vitro

WhatsApp chat