Ciência aponta vantagens de praticar exercícios no mesmo horário
5 de fevereiro de 2024
Estudo descobre sintoma comum de deficiência de vitamina D
6 de fevereiro de 2024

Anticoncepcional altera o cérebro e pode aumentar medo, aponta pesquisa

ALERTA para você que usa pílula! Os anticoncepcionais podem estar mexendo com seu cérebro!

Um recente estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, está lançando luz sobre os impactos assustadores dos anticoncepcionais hormonais no cérebro das mulheres.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista Frontiers in Endocrinology em 7/11, o uso desses contraceptivos pode resultar em alterações cerebrais que aumentam a sensação de MEDO e INSEGURANÇA entre as usuárias.

As imagens cerebrais de 62 mulheres que usavam pílulas contraceptivas mostraram uma diminuição significativa na quantidade de massa cinzenta na área do córtex pré-frontal ventromedial, responsável por transmitir a sensação de tranquilidade.

Em comparação com os homens, essas mulheres apresentaram um déficit nessa região crucial, que regula reações rápidas e processa informações para avaliar a segurança do ambiente.

“O resultado pode indicar um mecanismo pelo qual os anticoncepcionais podem prejudicar a regulação emocional nas mulheres“, afirmam os autores do estudo.

Mas calma, há uma esperança! As voluntárias que já não utilizavam o medicamento mostraram uma espessura cerebral normal nessa região, indicando que o efeito parece ser reversível.

Porém, é hora de repensar seriamente os métodos contraceptivos e considerar os possíveis impactos no seu bem-estar mental!

É importante salientar que a pesquisa teve limitações ao não considerar fatores sociais que poderiam influenciar os níveis de medo. No entanto, os resultados são preocupantes e levantam questões sobre os efeitos a longo prazo dos anticoncepcionais hormonais no cérebro feminino.

Fique alerta e compartilhe essa informação vital com suas amigas para que todas possam tomar decisões informadas sobre sua saúde e bem-estar!

WhatsApp chat