Estudo de Harvad conclui que mais de 80% das doenças são causadas por processos inflamatórios
15 de junho de 2023
Coisas que você precisa saber sobre a creatina
20 de junho de 2023

A inflamação crônica é um estado persistente de inflamação de baixo grau no organismo, que está associada ao desenvolvimento de várias doenças crônicas. Diversos fatores de risco podem contribuir para o surgimento e a progressão desse estado inflamatório prolongado, como o tabagismo (cigarros possuem componentes tóxicos) e o consumo excessivo de álcool (que leva à produção de moléculas inflamatórias e ao estresse oxidativo).

A disbiose intestinal, assim como a má alimentação (rica em ultraprocessados e açúcares) também podem gerar respostas inflamatórias crônicas no sistema digestivo e em outras partes do organismo, aumentando o risco de inflamação crônica.

A obesidade, aliás, é um fator de risco significativo para a inflamação crônica, já que o tecido adiposo em excesso libera substâncias inflamatórias chamadas citocinas, que podem desencadear uma resposta inflamatória crônica em todo o corpo. Além disso, a obesidade está frequentemente associada a outros fatores de risco, como resistência à insulina e doenças cardiovasculares, que também podem contribuir para a inflamação crônica.

O sedentarismo, a deficiência de vitamina D e o sono desregulado são outros fatores que podem desencadear respostas inflamatórias no organismo, bem como o estresse crônico, que libera constantemente hormônios e substâncias químicas no corpo que podem desencadear uma resposta inflamatória prolongada, comprometendo a função do sistema imunológico e aumentando a suscetibilidade a doenças crônicas.

Portanto, é importante reconhecer esses fatores de risco e adotar medidas para reduzir seu impacto. Adotar um estilo de vida saudável, incluindo a cessação do tabagismo, moderação no consumo de álcool, alimentação balanceada, prática regular de exercícios, gerenciamento do estresse, garantir uma boa qualidade de sono e buscar um equilíbrio na saúde intestinal, pode ajudar a prevenir ou reduzir a inflamação crônica e promover uma melhor qualidade de vida!

Quem aí já fez essas mudanças?