É biscoito ou bolacha?
11 de novembro de 2020
Jejum intermitente está associado com maior perda de peso e melhora do controle glicêmico
14 de novembro de 2020

Covid-19 e deficiência de vitamina D

Mais um estudo apontou haver alguma correlação entre a vitamina D e a Covid-19. Desta vez, pesquisadores verificaram que a deficiência deste hormônio é prevalente entre os pacientes hospitalizados em decorrência da doença.

Publicado em 27 de outubro, no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, por pesquisadores do Hospital Marqués de Valdecilla-IDIVAL, da Universidade de Cantabria, na Espanha, o artigo “Status da vitamina D em pacientes hospitalizados com infecção por SARS-Cov-2”, evidenciou entre seus resultados que dos 216 pacientes hospitalizados em decorrência da Covid-19, 82,2% deles apresentavam deficiência de vitamina D, em comparação com 197 pessoas que foram acompanhadas como “grupo controle”, que não estavam internados e não tinham registro da doença.

O estudo também observou que os níveis de vitamina D eram “especialmente mais baixos” em homens com COVID-19 do que em mulheres. Esse fator pode ser atribuído à aspectos que incluem deste estilo de vida, à alimentação e/ou presença de comorbidades.

Merece destacar que os pesquisadores ainda apontaram que os níveis mais baixos de vitamina D já tendem a ser mais frequentemente encontrados em idosos e pessoas com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e câncer, o que por sua vez são também fatores de risco importantes para a Covid-19
Existem inúmeras evidências na literatura que apoiam o efeito benéfico da vitamina D no sistema imunológico, especialmente em relação à proteção contra infecções, incluindo as virais, como a Covid. Pesquisadores Northwestern University (Chicago), por exemplo, analisaram dados de países como China, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e EUA. Seus resultados foram publicados em maio deste ano e indicavam haver uma forte relação entre os níveis deste hormônio e a tempestade de citocinas – uma condição hiperinflamatória que pode danificar gravemente pulmões levando à síndrome do desconforto respiratório agudo e até mesmo à morte.

Há ainda muito a se avançar em termos de evidências sobre este assunto? Sim… entretanto, não podemos negar os benefícios da vitamina D para nosso sistema imune.

WhatsApp chat