Covid-19 e deficiência de vitamina D
14 de novembro de 2020
Qual é o queijo mais saudável?
15 de novembro de 2020

Jejum intermitente está associado com maior perda de peso e melhora do controle glicêmico

A restrição alimentar por meio do jejum intermitente é uma maneira de se otimizar o processo de emagrecimento bem como melhorar o controle glicêmico, por isso, o jejum intermitente tem sido indicado como um método para prevenir o diabetes (claro, sempre associado a uma alimentação saudável).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora, um estudo publicado na semana passada, no dia 15 de dezembro, analisou o impacto metabólico do jejum intermitente em pacientes com diabetes tipo 2 e concluiu, por meio de uma revisão sistemática e metanálise, que em comparação com uma dieta padrão, o #jejumintermitente está associado com uma maior perda de peso, além de apresentar um impacto semelhante no controle glicêmico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que, o Diabetes Tipo 2 é uma doença adquirida pelos hábitos errados como etilismo, má alimentação e sedentarismo, somados à herança genética. O que melhor trata o diabetes é o ato de evitá-lo, já que é uma doença que se desenvolve.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, independente do tipo de diabetes que você possua ou mesmo para evitá-la, é importante atenção ao que se ingere. Procure um nutricionista funcional e um médico para ser avaliado individualmente, e exclua alimentos que contenham açúcar, evite farinhas e produtos refinados, sucos industrializados e álcool, retire carboidratos de má qualidade (prefira os de origem vegetal), troque os alimentos industrializado, enlatados e processados por comida de verdade! Lembre-se: cuidar da alimentação é sempre muito importante para mantermos inativos esses genes que podem desencadear o diabetes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: Emily Borgundvaag, MSc, Jessica Mak, MD BSc Pharm, Caroline K Kramer, MD PhD, Metabolic impact of intermittent fasting in patients with type 2 diabetes mellitus: a systematic review and meta-analysis of interventional studies, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, , dgaa926, https://doi.org/10.1210/clinem/dgaa926

WhatsApp chat