Alimentos que ajudam a aumentar a libido
6 de setembro de 2021
Jejuar pode regenerar o sistema imune
8 de setembro de 2021

Baixo consumo de ômega 3 é tão ruim quanto fumar

Todo mundo sabe a importância do ômega 3 para a nossa saúde. Mas o que nem sempre todo mundo sabe é a dimensão dessa importância. E foi justamente isso que um novo artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, no mês de junho, conseguiu mostrar de forma bastante clara e didática. Basicamente, ter baixos níveis desse ácido graxo é tão ruim ou pior quanto o hábito de fumar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A pesquisa realizada por 11 anos e com mais de 2.200 voluntários na faixa dos 60 indicou que consumir regularmente o nutriente pode elevar a expectativa de vida. Os participantes foram separados pelos pesquisadores em quatro grupos distintos, um de não-fumantes e com alto nível de ômega 3; outro contendo fumantes mas que tinham alto nível de ômega 3; um terceiro sem nenhum fumante e com baixos níveis de ômega 3; e por último um quarto grupo com fumantes que tinham também um baixo nível de ômega 3 no sangue.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os resultados? O grupo com altos níveis de ômega 3 e que não fumava apresentou uma estimativa de sobrevivência mais alto. Enquanto que os participantes fumantes mas com altos níveis de ômega 3 e aqueles que não fumavam, mas tinham baixos níveis do nutriente, demonstraram índices muito semelhantes para a estimativa da sobrevivência. Ou seja: não fumar sem se preocupar com os níveis de ômega 3 no seu sangue pode ter uma redução na expectativa de vida muito próxima a dos fumantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mais uma vez fica comprovada a necessidade de dar à alimentação saudável e natural, orientada pelos nutrientes que a natureza nos dá, a mesma dedicação que damos ao evitar vícios como o cigarro. Além claro de procurar uma orientação especializada para uma suplementação, lembrando que nosso corpo não produz o ômega 3.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: https://doi.org/10.1093/ajcn/nqab195