A diferença entre chlorella e spirulina
6 de outubro de 2021
Cortar apenas 250 calorias por dia ajuda já a proteger o coração
13 de outubro de 2021

Alto consumo de frutose pode prejudicar a imunidade

Um novo estudo reforçou o malefício de dietas ricas em frutose, desta vez se debruçando em como o abuso desse açúcar pode causar danos ao sistema imune.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Mas, Dr., até fruta faz mal?” Não, fruta jamais, mas o açúcar dela, em excesso, sim. O problema seria o consumo abusivo principalmente de sucos, onde se perde o bagaço e a casca da fruta que contém boa parte das fibras e do poder antioxidante. Mas, o que é de fato problemático é a frutose adicionada nos produtos ultraprocessados. Sim, a frutose não está exclusivamente na fruta, a indústria alimentícios usa como uma fonte barata de adoçar todos seus produtos. Não ache que frutose está apenas no suco natural, está também no refrigerante, álcool, produtos industrializados em geral!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E o que a frutose em excesso faz? Além de ser metabolizada no fígado primeiro que a glicose, favorecendo o cenário para a resistência insulínica, a síndrome metabólica e suas principais consequências, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade; esse novo estudo mostrou que o seu poder inflamatório pode levar ao surgimento da esteato-hepatite não alcoólica e até mesmo de alguns tipos de câncer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, o estudo destacou que o sistema imune exposto à inflamação gerada pelo excesso de frutose se torna significativamente mais vulnerável, afetando a capacidade de reação imunológica destes indivíduos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ou seja, não adianta tomar doze copos de suco de laranja todos os dias achando que a vitamina C vai te ajudar a se livrar da gripe, já que o excesso de frutose pode justamente danoso ao seu sistema imune. O que você precisa fazer é manter o equilíbrio nas refeições e definitivamente retirar os produtos ultraprocessados recheados de frutose ou de outros monossacarídeos que não só engordam, mas atrapalham (pra falar o mínimo) o seu corpo e seu metabolismo de te protegerem como deveriam!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ref:

DOI: 10.1038/s41467-021-21461-4