Dia do Médico
18 de outubro de 2020
Alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer de mama
27 de outubro de 2020

Alimentos ricos em cálcio

Hoje é o Dia Nacional e Mundial da Osteoporose, uma doença grave que pode surgir em decorrência do envelhecimento (desmineralização óssea) ou a partir do que chamamos de vias secundárias ligadas a doenças crônicas ou certos medicamentos como corticoides.
Entre seus sintomas estão dor nos ossos, diminuição da estatura e curvatura cifótica da coluna (corcunda), dor lombar e no pescoço devido a fragilidade dos ossos. É possível identificar tb a doença através do exame de densitometria óssea – que avalia a estrutura óssea.
E como prevenir?
Manter alimentação e hábitos saudáveis é fundamental. De nada adianta intoxicar o corpo com produtos industrializados cheios de químicas, glúten, lactose, excesso de sódio e açúcar refinado e querer colher bons frutos na fase senil.⠀Há alimentos ricos em cálcio como o espinafre, castanhas, feijão, quiabo, mostarda, brócolis, sardinha e semente de gergelim. Aos que questionam sobre o leite, apesar dele ser rico em cálcio, sua acidez faz com que a biodisponibilidade (absorção do cálcio) é muito baixa.
Outros pontos importantes: praticar treino de força resistida (musculação) e sempre manter altas as reservas de vitamina D – fundamental no processo de fixação do cálcio nos ossos. Fígado, gema de ovo (orgânico), sardinha, cogumelos, atum, salmão possuem altas quantidades de vitamina D. Mas existe uma opção muito mais acessível de recarregar-se deste nutriente. O sol! 🌞. Pelo menos 15 minutos diários garantem boas quantidades de vit D no organismo. Hábitos como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, uso de anticoncepcionais pelas mulheres aceleram essa perda óssea.
É como sempre digo, a prevenção é a melhor alternativa para evitar ou retardar o desenvolvimento da doença! Referências nos comentário!