Não é egoísmo priorizar a sua saúde mental
4 de outubro de 2020
Alimentos ricos em cálcio
20 de outubro de 2020

Dia do Médico

Qual é o papel do médico para você? Infelizmente, muitas pessoas (e, dentre elas, inclusive, médicos) acreditam que a medicina existe unicamente para tratar doenças. Acabam atuando apenas quando o problema já existe e deixam de focar no mais importante: na prevenção. Apesar de existir a ideia de que para tratar doenças basta tomar um comprimido, na maioria das vezes isso apenas mascara o real problema. Ou seja, trata o “efeito” da doença, não a causa. E como se trata a causa? Com mudanças de hábito, com prevenção…Esta é a medicina em que acredito.
Além disso, penso que o contato médico-paciente não deve se restringir a um diagnóstico e um indicativo de procedimento. É uma relação que vai sendo construída com base na compreensão da história de vida e rotina – é observar a pessoa integralmente.
Prezo por uma medicina em que a saúde seja o sujeito mais importante. Vejo a medicina caminhando para ser cada vez mais a medicina da doença, com médicos se especializando na doença – não na prevenção! Assim se criou uma sociedade que não quer ser tratar, quer ser tratada. Não quer ser emagrecer, quer ser emagrecida. Não quer se curar, quer ser curada. Enfim, oro e prezo por uma medicina que mude seu olhar, focando na saúde integral do paciente, entendendo que a doença é apenas um oportunismo na fragilidade da manutenção da saúde. É neste sentido que a medicina integrativa, como a que praticamos no @InstitutoDrBarakat, tem trabalhado e ganhando cada vez mais força!
Hoje, dia do Médico, que possamos cada dia mais nos permitir transformar vidas por meio de uma mudança que começa em nós, profissionais! No universo que compreende a ciência e a medicina sempre há algo novo a aprender. Não se trata de uma prática estática, com saberes finitos. Pelo contrário, é uma constante em evolução. Como médico compreendo que esta é uma área que está em constante transformação. Exige esforço, sede de conhecimento e, especial e essencialmente, amor por vidas. Que esta seja a essência de nossa prática dia após dia. E um #FelizDiaDoMédico aos meus colegas de profissão! #Gratidao