Ser humano pode estar comendo um cartão de crédito por semana, diz estudo
28 de junho de 2022
O óleo canola pode ser tóxico ao organismo
1 de julho de 2022

Suplementação de B12 para vegetarianos

Nos últimos tempos, muitas pessoas migraram para uma alimentação baseada mais nos vegetais e, por mais que, sim, comer vegetais seja saudável, é preciso sempre lembrar que a vitamina B12 possui maior biodisponibilidade (ou seja, é melhor absorvida pelo organismo) quando é de origem animal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso significa que não dá para ser saudável sem comer carne? Não necessariamente, afinal, contamos com a possibilidade da suplementação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E para mostrar como ela é importante, compartilho com vocês estes exames de ressonância magnética de uma criança de 14,5 meses com atrofia cerebral, nascida de pais vegetarianos – o que faz com que a criança possa ter ingestão de B12 pelo leite materno ou laticínios, porém, não o suficiente neste caso. O bebê apresentava além da atrofia cerebral, anemia e mielinização tardia, com os lobos frontal e temporal afetados. Após 20 meses, por meio da suplementação o bebê conseguiu ter a atrofia revertida e restaurar sua capacidade total.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, fica aqui a minha dica: se você optou por uma alimentação parcial ou totalmente livre de alimentos de origem animal, é ainda mais importante um acompanhamento nutricional focando no monitoramento dos seus exames para avaliar, prevenir e tratar possíveis deficiências, monitorando seus níveis de vitaminas do complexo B, entre elas a B12, demais vitaminas, minerais e oligoelementos, como o ferro. Se vc escolheu ser vegano por conta do sofrimento animal, compreendo suas motivações e sugiro a suplementação. Mas se faz isso pq acreditou em documentários e matérias que tentam dizer que isso é mais saudável, preciso dizer que vc está definitivamente enganado!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Imagem: livevitae

WhatsApp chat