Suplementação de B12 para vegetarianos
30 de junho de 2022
Benefícios da coenzima Q10
4 de julho de 2022

O óleo canola pode ser tóxico ao organismo

Durante anos o óleo canola foi anunciado como o mais recomendado à saúde. Embora traga em seu rótulo muitas vezes uma bonita imagem de uma planta como símbolo, aquela flor que aparece nos rótulos nada mais é do que a chamada planta colza. A canola deriva dessa planta, que é geneticamente modificada sendo o resultado de um cruzamento de várias subespécies de plantas da mesma família. Canola nada mais é do que uma sigla para “Canadian Oil Low Acid”. Sim, esta é uma invenção canadense feita em laboratório.

A intenção do Canadá foi buscar alternativas saudáveis para as opções poliinsaturadas, como o de soja e milho (ambos transgênicos) e que também fosse menos caro que o azeite. Nestas pesquisas, os cientistas descobriram que o óleo de colza era um monoinsaturado e que já havia sido usado em outros lugares do mundo. Parece que está tudo ok, mas o grande problema é que quase dois terços desses óleos monoinsaturados presentes na colza se trata de ácido erúcico, um ácido extremamente tóxico e com grande associação a problemas no coração (lesões fibróticas)

Já existem trabalhos relacionando o óleo canola com inúmeras enfermidades: problemas como câncer, câncer de pulmão, atraso no crescimento. O óleo canola pode também aumentar o colesterol e causar problemas cardíacos. Isso acontece porque um dos principais contribuintes para esses distúrbios são os processos inflamatórios que se instalam nas artérias e demandam que o corpo direcione suas moléculas de colesterol (as que o próprio corpo produz), que são utilizados na tentativa de amenizar essa inflamação. Se continuarmos com os causadores dessa inflamação (má alimentação, estilo de vida ruim etc), o corpo continua enviando colesterol para tentar minimizar os efeitos da inflamação e vai se acumulando gradativamente até entupir os vasos. Além disso, como muitos óleos vegetais, quando exposto à alta temperatura, a estrutura de suas moléculas sofre alterações e se transforma em gordura trans.

Quer opções verdadeiramente saudáveis? Opte por azeite extra-virgem, óleo de coco e banha de porco!
👉👉👉Veja nos destaques mais infos sobre óleos vegetais!

Refs
foodrenegade.com/why-canola-oil-not-health-food