Causas mais comuns para a deficiência de zinco
23 de junho de 2021
Benefícios do sal integral
1 de julho de 2021

Sintomas da Tireoidite de Hashimoto

ocê já ouviu falar sobre Tireoidite de Hashimoto? Trata-se de uma doença autoimune que atinge a glândula tireoide. No início, os sintomas da Tireoidite de Hashimoto podem vir de forma branda (fadiga, depressão, sensação de frio, ganho de peso, ressecamento de cabelo e pele, constipação, entre outros), mas, com o tempo, a disfunção hormonal pode provocar inflamações que deterioram a Tireoide, podendo até destruí-la gradualmente. Os efeitos colaterais podem ser graves e resultar num quadro de hipotireoidismo, juntamente com o surgimento de nódulos.
Entre os males que podem acometer á Tireoide, Hashimoto é um dos mais comuns. Ela pode começar de forma silenciosa e quando alguns dos sintomas ficam mais evidentes, podem ser confundidos com quadros de hipertireoidismo, pois como há destruição das células tireoidianas gera uma grande liberação dos hormônios T3 e T4. Em alguns casos, à medida que a doença ganha proporção, a sintomática pode oscilar entre cenários de hiper – quando há a destruição em massa das células da glândula, aumentando o nível de hormônios tireoidianos na corrente sanguínea – e hipotireoidismo, que seria o déficit destes.
Entre os fatores nutricionais que podem impactar os portadores de Tireoidite de Hashimoto estão alta ingestão de glúten (em geral, pessoas com Hashimoto têm alguma sensibilidade não-celíaca ao glúten e essa alta ingestão de glúten, corantes, etc pode aumentar permeabilidade intestinal, provocando o sistema imune a desenvolver anticorpos que atacam a própria tireoide), deficiências de selênio, ferro e vitamina D. Por conta disso, reforço a importância de se manter uma alimentação saudável, ter bons níveis de vitamina D, manter o estresse longe e o sono restaurador em dia!

Referências:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Risk factors and pathogenesis of Hashimoto’s thyroiditis. Medicina (Kaunas, Lithuania), v. 45, n. 7, p. 574-583, 2008.
Multiple Nutritional Factors and the Risk of Hashimoto’s Thyroiditis. Thyroid, v. 27, n. 5, p. 597-610, 2017.