Sintomas da Tireoidite de Hashimoto
25 de junho de 2021
Jejum intermitente pode ajudar contra a psoríase
2 de julho de 2021

Benefícios do sal integral

Nem todos sabem, mas o sal integral é fundamental para a manutenção de nossa saúde. Isso mesmo. Fonte de minerais, ele atua regulando a quantidade de líquidos dentro e fora das células, por isso é necessário para evitar o desequilíbrio hidroelétrico e atua ainda ajudando a regular a pressão arterial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, os sais minerais presentes no sal ainda ajudam no transporte de oxigênio nas células, bem como no funcionamento de diversas enzimas em nosso organismo. E sabe os batimentos cardíacos, que sem eles você não estaria aí lendo esse texto? O sal também tem uma atuação pois participa do processo de contração muscular.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, se o sal tem tantos benefícios, por que ele é tão estigmatizado? Em primeiro lugar, porque não costuma-se diferenciar o sal integral do sal refinado. E os benefícios que falei acima referem-se ao sal integral, diferente daquele sal refinado que ao passar pelo processo de refinamento utiliza produtos químicos para retirar todos os minérios, mantendo apenas o nitrato de sódio que apenas salga, enquanto o sal integral é rico em minerais. Além disso, não faz sentido atacar o consumo de sal como causador de doenças quando o verdadeiro responsável por desenvolver doenças crônicas é o consumo obsceno de açucares,bebidas ,ultra processados, embutidos e junk food ( produtos industrializados carregados de sódio) Levando a sociedade a desenvolver aumento da circunferência abdominal e elevação da insulina que é o verdadeiro retentor de água no organismo ( quanto mais elevada sua insulina mais água retém no organismo)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que podemos tirar disso tudo? Que o sal integral é saudável e fundamental! O sódio isolado ( sal refinado) deve ser evitado em sua alimentação (fazer dieta restritiva de sal pode ainda contribuir com o aumento da insulina como mecanismo de retenção de água,como já disse acima ,esses os verdadeiros responsáveis pela hipertensão e todas demais doenças crônicas ). É como sempre digo: tudo é questão de equilíbrio e boas escolhas!

 

Referências:
Prada PO, Coelho MS, Zecchin HG, Dolnikoff MS, Gasparetti AL, Furukawa LN, Saad MJ, Heimann JC. Low salt intake modulates insulin signaling, JNK activity and IRS-1ser307 phosphorylation in rat tissues. J Endocrinol. 2005 Jun;185(3):429-37.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mahtani KR, Heneghan C, Onakpoya I, et al. Reduced Salt Intake for Heart Failure: A Systematic Review. JAMA Intern Med. 2018;178(12):1693–1700.

WhatsApp chat