Carne de laboratório?
1 de dezembro de 2022
A vitamina D ajuda a prevenir COVID-19?
5 de dezembro de 2022

Rinite alérgica: como lidar?

Caracterizada pela inflamação das mucosas do nariz, a rinite alérgica tem como sintomas espirros, coriza e coceira na garganta, no nariz, nos olhos e no céu da boca. Ela é o resultado de uma resposta exagerada ao contato com substâncias que o organismo identifica como “corpos estranhos”. E tudo isso pode estar relacionado à saúde do seu intestino!

Para compreender melhor, precisamos falar sobre a síndrome absortiva intestinal, também conhecida como “leaky gut”. Trata-se de uma condição que faz com que toxinas que deveriam ser eliminadas alcancem a corrente sanguínea. Isso acontece por conta de uma falha no mecanismo que deveria servir como uma barreira tornando as paredes intestinais porosas e permitindo o vazamento.⁣

E quando seu organismo está completamente inflamado com essas toxinas circulando em sua corrente sanguínea o que ocorre? Dentre outros problemas, como o enfraquecimento do sistema imune, estão as alergias. E a rinite alérgica nada mais é do que um processo inflamatório de origem alérgica.

E o que causa leaky gut? Além de estresse crônico, sono de má qualidade, entre outros, um dos principais motivos é o consumo de ultraprocessados e alergênicos como glúten e caseína. Por isso, se você sofre com rinite, evite farináceos, cerveja (sim, ela também tem glúten!), leite de vaca e derivados.

Essas são dicas mais genéricas, lembre-se de que é sempre importante olhar para a individualidade de cada organismo. Daí a necessidade de testes, exames e acompanhamento profissional.⁣ ⁣Inclusive, sugiro que você remova da alimentação esses alimentos por 30 dias e avalie se há alguma melhora. Se quiser identificar com mais precisão, faça de forma isolada a introdução de um alimento por vez, a cada 10/15 dias faça a inclusão de outro e vá avaliando!

Você que sofre ou já sofreu com rinite alérgica, costuma ingerir esses alimentos inflamatórios? Já experimentou ficar sem? Que resultados obteve?⁣