Rinite alérgica: como lidar?
2 de dezembro de 2022
Frutose e esteatose hepática não-alcoólica
6 de dezembro de 2022

A vitamina D ajuda a prevenir COVID-19?

O que falo para vocês há mais de 15 anos é cada vez mais comprovado pela ciência: a vitamina D é fundamental para nossa saúde, em especial, para a nossa imunidade!

Um recente estudo, publicado em novembro deste ano na prestigiada Nature concluiu que a vitamina D3 pode ser uma ferramenta acessível, barata e segura para combater a covid-19, já que, de acordo com a pesquisa realizada, os pacientes que receberam dosagens diárias mais altas do suplemento tiveram uma maior redução no risco de infeção pelo coronavírus.

Isso corrobora um outro estudo de maio de 2021, também publicado na revista Nature. Na pesquisa em questão, foi analisa uma amostragem de pacientes com COVID19, que foi dividida em dois grupos e só um deles recebeu suplementação diária de 60.000 UI de vitamina D por 8 ou 10 dias, além do tratamento padrão. O grupo que recebeu essas altas doses diárias reduziu significativamente os marcadores inflamatórios associados à covid-19 sem NENHUM efeito colateral. Concluímos, então, que a suplementação de vitamina D pode ser acrescida aos protocolos já existentes de tratamento.

Importante destacar que a deficiência de vitamina D aumenta o nível de citocinas inflamatórias no corpo e uma das principais causas de morte pela covid-19 é a síndrome respiratória aguda grave, que decorre da liberação dessas citocinas em quantidade descontrolada pelo corpo ao tentar se defender, criando uma tempestade inflamatória.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então, reforço, se você não tem certeza sobre seus níveis deste vitamina procure um médico e busque uma suplementação adequada. Procure estar o mais saudável possível. Para a covid-19 e para a vida!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre os benefícios dessa vitamina/hormônio? Dê uma olhada nos posts na hashtag #DrBarakatVitaminaD!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
DOI: 10.1038/s41598-022-24053-4
DOI: 10.1038/s41598-021-90189-4