Comer abacate toda a semana reduz em 21% o risco de ataques cardíacos
12 de abril de 2022
Dormir perto de alguma fonte luminosa, mesmo que pouca, pode prejudicar sua saúde
14 de abril de 2022

Reduzir o peso no inicio do diabetes pode ajudar o pâncreas a restaurar a capacidade de secretar insulina

Se você se preocupa com sua saúde sabe que o diabetes está intimamente ligado ao ganho de peso e acúmulo de gordura na região abdominal. Mas o que nem todos sabem é que a resistência à insulina vai progressivamente fatigando as células beta do pâncreas que, com o tempo, perde cada vez mais a capacidade de secretar insulina, tornando o diabetes do tipo 2 cada vez mais difícil de tratar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contudo, o emagrecimento pode ser muito benéfico no pré-diabetes, reduzindo o risco do surgimento da doença de fato. A cada quilo perdido há uma redução de 16% no risco do desenvolvimento do diabetes. Outro estudo também mostrou que não só no pré-diabetes o emagrecimento é eficaz, mas também em estágios iniciais da doença podendo até fazer com que o diabetes entre em estado de remissão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que o estudo encontrou é que existe uma janela de oportunidade nos primeiros 6 anos após o diagnóstico, onde um emagrecimento entre 10-15% já restaura a capacidade do pâncreas de liberar insulina na maioria dos indivíduos. Já em quem consegue perder mais de 15% do peso, a remissão do diabetes chegou a 86% dos participantes!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outra descoberta muito importante do estudo é que não apenas o pâncreas volta a decretar insulina adequadamente, como também o próprio tamanho do órgão volta a aumentar. O pâncreas dos indivíduos com diabetes em remissão após perda de peso teve um aumento de 9,5cm de tamanho, além da redução da gordura e de outras irregularidades no órgão, o que pode ser por ação da insulina que voltou a ser produzida corretamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto as pessoas buscam soluções mágicas em medicamentos, o que realmente faz a diferença é a mudança de estilo de vida. Ressignificar a alimentação, aprender a ingerir comida de verdade, se exercitar, cuidar do sono, são essas as estratégias que podem prevenir e tratar o diabetes e tantas outras doenças dos nossos tempos! Acredite, uma vida mais saudável é possível!!
Referência: 10.1016/S2213-8587(20)30303-X

WhatsApp chat