10 minutos de exercício já ajuda a saúde cerebral
15 de março de 2022
Macarrão instantâneo não é comida de criança
21 de março de 2022

Própolis pode reduzir tempo de internação de pacientes com COVID-19

A sabedoria popular sempre soube da importância do própolis (resina naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores que serve como revestimento e proteção da colmeia) no combate a gripes e outras enfermidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Depois, a medicina e a ciência comprovaram esse saber popular: mais de 300 compostos já foram identificados em sua formação, a maioria de polifenóis que atuam como antioxidantes, e com propriedades protetoras contra bactérias, vírus e fungos, bem como ativos anti-inflamatórios e cicatrizantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E com tantos benefícios não é de se estranhar que a ciência tenha se perguntado se esse composto tão eficiente poderia ajudar também contra a covid. A boa notícia é a que já esperávamos: Sim, ele é eficaz!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um estudo randomizado com 124 pacientes adultos hospitalizados com covid-19 foi ministrado um extrato de própolis verde padronizado como⠀estudo de terapia adjuvante. Os pacientes foram divididos em 3 grupos e dois deles receberam doses orais do própolis verde, além dos tratamentos habituais usados em todos os hospitais do mundo. Um grupo com dose oral de 400 mg de própolis e outro com dose de 800 mg/dia de própolis, todos por sete dias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tempo de internação pós-intervenção se mostrou, então, menor em ambos os grupos que usaram o própolis em relação ao grupo que apenas usou os tratamentos habituais. O grupo com 400mg/dia reduziu o tempo de internação em 7 dias e o grupo com 800mg/dia reduziu em 6 dias. Não houveram eventos adversos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Claro que mais estudos precisam ser replicados, e esse estudo mostra apenas o benefício em pacientes internados, mas o resultado é muito promissor e pode ser alardeado sem medo de reações. Própolis pode ajudar contra a covid e vai, no mínimo, deixar sua garganta mais em dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como a natureza é sábia, não é mesmo?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
10.1016/j.biopha.2021.111526

WhatsApp chat