10 truques psicológicos para controlar qualquer situação
15 de março de 2022
Própolis pode reduzir tempo de internação de pacientes com COVID-19
17 de março de 2022

10 minutos de exercício já ajuda a saúde cerebral

Você seria capaz de tirar 10 minutos do seu dia para ajudar alguém? Imagino que sim. Então, por que não pode fazer isso por você mesmo?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saiba que a prática de atividade física moderada, por ao menos 10 minutos, já é suficiente para ter benefícios para a saúde do seu corpo e da sua mente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Publicado em novembro de 2021 na revista Scientific Report, um estudo japonês da Universidade de Tsukuba mostrou que apenas 10 minutos de atividades físicas já fazem diferença para a saúde do cérebro, criando uma maior excitação, uma regulação no humor e um aumento da capacidade das funções executivas cerebrais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No estudo, 26 pessoas correram moderadamente em uma esteira durante 10 minutos apenas e, antes e após o teste, tiveram o humor e as funções cognitivas avaliadas, verificando-se um real aumento das capacidades cognitivas do cérebro. O que influencia diretamente na memória (a curto e longo prazo) e na capacidade de aprendizado. Ou seja, não só pode ajudar os mais jovens como também ajuda a prevenir demências relacionadas a perda natural de funções cerebrais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tudo isso com apenas 10 minutos, que com certeza servirão para abrir caminho para treinos mais prolongados. O que me faz pensar, qual será a desculpa que os “desculpetes” inventarão para dizer que não têm nem 10 minutinhos para se exercitar?!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: 10.1038/s41598-021-01654-z

WhatsApp chat