Jejum intermitente pode ajudar no controle da psoríase
29 de outubro de 2021
Exercícios físicos podem ser usados para tratar deficiência de testosterona ligada a obesidade
2 de novembro de 2021

Principais causas da inflamação intestinal

Um intestino doente traz uma série de prejuízos para todo seu corpo, incluindo para seu sistema imune, cérebro, humor, pele, e bem estar. Será que seu intestino está saudável?
Isso é fácil de saber: Como vai o seu humor? E seu sono? E sua pele, como anda? Provavelmente, se você apresenta problemas nessas áreas e não tem se alimentado direito ultimamente, há uma grande chance de seu intestino estar inflamado. Se suas fezes não andam firmes, então…
Mas o que pode causar a inflamação do seu intestino? Bom, primeiramente se alimentar de alimentos inflamatórios. Como o açúcar, os óleos vegetais refinados, ingredientes químicos e artificiais injetados pela indústria nos alimentos, corantes, junk food, enfim, alimentos não naturais inflamam seu corpo todo e também seu intestino. A boa notícia é que alimentos anti-inflamatórios, ricos em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes podem ajudar a reduzir esta inflamação.
Outra causa é o sedentarismo, um sono de má qualidade e um estresse constante. Alguns estudos mostram que quebrar o ciclo circadiano, dormir mal, e ser sedentário são hábitos que estão ligados ao favorecimento do crescimento das bactérias ruins do estômago em detrimento das boas, fato este que também corrobora com o estado de inflamação do seu intestino.
Outro fator importante é o uso de alguns medicamentos como antibióticos ou as bombas de prótons que muitos usam indiscriminadamente, que também impactam no desarranjo da microbiota intestinal.
Referências:
Bolte LA, Vich Vila A, Imhann F, et alLong-term dietary patterns are associated with pro-inflammatory and anti-inflammatory features of the gut microbiomeGut 2021;70:1287-1298.
doi.org/10.1038/s41598-019-43112-x
doi:10.1155/2017/3831972