Principais causas da inflamação intestinal
1 de novembro de 2021
Dormir muitas horas de sono por dia eleva risco de doenças e de morte
10 de novembro de 2021

Exercícios físicos podem ser usados para tratar deficiência de testosterona ligada a obesidade

Você sabia que boa parte dos indivíduos obesos apresentam uma deficiência de testosterona? Fato que favorece o acúmulo de gordura, gerando assim um perigoso ciclo vicioso. A boa notícia é que um estudo recente demonstrou que a atividade física, mesmo moderada, auxilia nos quadros de deficiência deste hormônio.
A testosterona, que como você sabe, é um hormônio fundamental da formação corporal dos homens, quando em níveis normais tende a determinar uma maior massa muscular e uma menor porcentagem de gordura, enquanto a sua deficiência, logicamente, pode promover o contrário, com o aumento da adiposidade e perda de massa muscular.
Mas, segundo o estudo, a prática de exercícios pode atenuar esse processo, ajudando o corpo a liberar mais testosterona. Uma vez que exercícios de treinamento resistido (musculação) e exercícios aeróbicos de alta intensidade e curta duração promovem um aumento da síntese de testosterona nos seus praticantes.⠀
Será que você sofre com falta de testosterona? Outros sintomas que podem indicar este quadro são uma fadiga constante, desânimo, falta de força muscular, irritabilidade, queda de cabelo e uma diminuição visível da libido. Se você está acima do peso e com estes sintomas considere propor ao seu médico realizar a dosagem de testosterona no sangue, e caso a deficiência seja encontrada, além de tratar junto ao seu médico, procure um profissional de educação física para te auxiliar a traçar um plano de treino que respeite sua condição física e que permita o aumento de produção do hormônio.
Você que ficou um tempo sem fazer exercícios sentiu uma diminuição da testosterona e um surgimento dos sintomas que falei acima? Conta pra mim sua relação com a musculação.

Referência: 10.3164/jcbn.15-48