Como o barulho de chuva ajuda a dormir melhor
28 de dezembro de 2021
Saiba qual é o melhor tipo de magnésio para você
4 de janeiro de 2022

Perguntas que seu médico deveria fazer

Você tomou “vergonha na cara” e vai fazer de 2022 um ano de ressignificação para a sua saúde? Então, antes de ir ao médico, atente-se a algumas questões muito importantes que ele deveria perguntar. Pode parecer bobagem, mas bobagem mesmo é atender um paciente sem conhecê-lo. Bobagem é se atentar aos sintomas sem olhar para a pessoa por trás deles.⠀
Saber seus traumas e seus medos – ou no mínimo seu trabalho -⠀vai ajudar o médico a te conhecer, a ter uma ideia de quem você é e, mais importante, saber melhor quais são os fatores estressores no seu dia a dia. Não é preciso ser psicólogo para isso. Saber que uma mãe está estressada com o filho que acabou de ir para a faculdade, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora de cuidar de uma enxaqueca ou de algum desarranjo intestinal.
Outra coisa que seu médico deveria perguntar é se você toma ou tomou muitos antibióticos. Eles matam as bactérias do seu intestino, inclusive as boas e necessárias, e isso pode estar afetando a sua obtenção de nutrientes, seu humor e sua imunidade. Ou então, se você foi amamentado, já que a falta de aleitamento materno pode deixar a criança mais sujeita à infecções a até afetar nossa vida adulta. Em outras palavras, o médico precisa te conhecer.
Imagina tratar um paciente sem saber como ele dorme? Ou se ele pratica exercício físico ou é sedentário? Isso não passa pela minha cabeça. A consulta é um momento muito importante e deve ser algo aprofundado, não apenas para receitar remédios.
Se o seu médico não faz essas perguntas, diga a ele mesmo assim. E se ele ainda assim não se importar, bom, talvez seja melhor procurar outro que realmente lhe acolha e esteja de acordo com os seus objetivos!