Estudo mostra os benefícios do azeite de oliva
2 de maio de 2023
Sarcopenia: Será que ela precisa ser uma preocupação?
4 de maio de 2023

Você já sabia que se exercitar é importante para a saúde, certo? Mas você tem ideia do quão mal o sedentarismo pode fazer?

Um novo estudo, publicado em agosto de 2022 no periódico científico Neurology, analisou dados de 2.550 pessoas e concluiu que a realização de atividade física está associada “a maiores volumes cerebrais, densidade de massa cinzenta e espessura cortical de várias regiões cerebrais”, enquanto o sedentarismo pode levar a uma diminuição de diversas áreas do cérebro, inclusive do hipocampo (responsável pela memória).

A boa notícia é que, de acordo com a pesquisa, se uma pessoa sedentária se torna moderadamente ativa já ocorrem alterações positivas no cérebro.

Isso significa que você não precisa deixar de ser sedentário e correr uma maratona no dia seguinte, mas apenas começar, aos poucos, a se exercitar!

Optar por subir as escadas ai invés de utilizar o elevador, desde alguns pontos antes e caminhar por 15 ou 20 minutos, enfim, há diversas formas de se manter ativo e, assim, beneficiar a sua saúde cerebral!

Lembrando ainda que o sedentarismo pode causar ou está associado a:
👉aumento de peso
👉doenças cardiovasculares
👉maior risco de diabetes tipo 2
👉apneia do sono
👉dificuldades respiratórias
👉mortalidade por câncer
entre outros problemas!

E aí, bora se mexer?

Referência: doi.org/10.1212/wnl.0000000000200884