Mulheres com privação de sono crônica tem maior risco de desenvolver lúpus, diz estudo.
20 de dezembro de 2022
Novo estudo comprova que suplementação pode reduzir risco cardiovascular
27 de dezembro de 2022

O perigo do sedentarismo

O Brasil apresenta os piores índices de atividades físicas da América Latina, com 47% da população não atingindo os valores mínimos recomendados.
O sedentarismo pode causar ou está associado a:
👉aumento de peso
👉doenças cardiovasculares
👉maior risco de diabetes tipo 2
👉apneia do sono
👉dificuldades respiratórias
👉mortalidade por câncer
entre outros problemas
Além disso, o sedentarismo afeta não só os 47% da população anteriormente citados, como também a todo o sistema de saúde, uma vez que sobrecarrega os atendimentos com doenças crônicas que poderiam ser evitadas sem grandes esforços ou tecnologias: simplesmente com o incentivo à prática de exercícios e hábitos saudáveis.

Muita gente deixa de se exercitar porque acha que para sair do sedentarismo precisa começar já treinando 3 horas por dia na academia, nadando 5 vezes por semana ou coisa do tipo. Não! Andar 10 mil passos é o ideal? Pode ser, mas se você não anda nem mil, comece fazendo 3 mil passos por dia e aos poucos vá aumentando. Não crie metas absurdas porque você irá se frustrar e desistir. Compreenda: muitas vezes, o feito é melhor do que perfeito. Não espere se tornar um atleta de alta performance da noite para o dia. Comece aos poucos, mas comece. O importante é não ficar parado!

Agora me conta, o que você faz para se exercitar?

Ref: estudo “Implicações socioeconômicas da inatividade física: panorama nacional e implicações para políticas públicas” da Universidade Federal Fluminense (UFF)