Saiba qual é o melhor tipo de magnésio para você
4 de janeiro de 2022
Melatonina pode proteger o cérebro contra danos da covid-19
17 de janeiro de 2022

O alto consumo de ultraprocessados tem causado aumento da depredação de recursos naturais

Nos últimos 30 anos, o consumo de ultraprocessados pelos brasileiros dobrou. E isso não é bom para a saúde da nossa população, nem para a saúde do nosso planeta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso é o que demonstrou um estudo binacional entre a USP e as universidades de Manchester e Sheffield, publicado em novembro de 2021 na revista científica Lancet Planetary Health. Segundo ele, o metro quadrado de solo que cada um de nós consome do solo para se alimentar cresceu 17% nas últimas três décadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E isso ocorre não porque estão plantando mais frutas, não é mesmo? Não é preciso ser muito inteligente para entender isso. Isso ocorre porque nossa agricultura cada vez mais se voltou para o plantio em grandes latifúndios de produtos base para a produção de alimentos industrializados e ultraprocessados como soja e trigo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ou seja, conscientizar a nós mesmos e àqueles que estão ao nosso redor a adotar dietas mais saudáveis, ricas em nutrientes vindos de alimentos in natura e pouco ou nada processados, ajuda na nossa saúde, prolonga nossa vida, e ainda contribui na redução dos impactos socioambientais associados à produção destes alimentos, o que, por sua vez prolonga a vida da humanidade como um todo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comer limpo não é só um ato de cuidar de nós, é um retorno à alimentação de verdade que nos trouxe até aqui e anterior ao boom ganancioso das grandes indústrias que visam lucro acima da saúde das pessoas e do planeta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que tal estar do lado correto da história, comer bem, viver mais e ainda não contribuir para o desequilíbrio dessa natureza tão incrível que tanto nos faz bem e alimenta?

WhatsApp chat