Suplementação de glutamina pode evitar fadiga em atletas
7 de abril de 2022
Cuidado com o que você come em sua janela alimentar
9 de abril de 2022

Nosso cérebro é formado por até 60% de gordura

Nem todo mundo sabe, mas nosso cérebro é quase 60% feito de gordura. E se somos os animais racionais que somos é também graças à essa abundância (3x mais que nos chimpanzés), já que esse conteúdo de gordura é a principal matéria-prima das membranas celulares e são essas membranas que permitem as sinapses entre os neurônios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Logo, uma alimentação rica em ácidos graxos da família Ômega 3, principalmente em ácidos docosahexaenóico (DHA) é muito importante para a correta manutenção das nossas funções cerebrais e para evitar doenças degenerativas no futuro, correto? Mas e na alimentação dos nossos filhos? Como devemos proceder?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Bom, até os 4 anos de idade, o cérebros da criança usa cerca do dobro da quantidade de energia em comparação com o cérebro de um adulto. E 90% do cérebro de uma criança se desenvolve antes dos 5 anos de idade. Ou seja, uma alimentação pobre em nutrientes que o cérebro precisa neste momento pode impactar em toda a vida da criança.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Imagine, portanto, o estrago que uma criança viciada em carboidratos simples e açúcares pode fazer ter em sua saúde, já que uma dieta formada basicamente por carboidratos não é capaz de nutrir o cérebro corretamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As crianças devem ter uma dieta rica em gorduras boas, presentes em carnes, peixes e oleaginosas, por exemplo. É o que o corpo em crescimento prefere e precisa. O cérebro precisa de vitaminas lipossolúveis e colesterol para a função cognitiva, memória e função nervosa adequada. O cérebro é o órgão que mais demanda energia do corpo e requer gordura boa para sobreviver.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vocês sabiam disso? Marque ou envie esse post para alguém que pode gostar de saber também!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ref: DOI: 10.1038/s41586-019-1654-9
DOI: 10.1038/nature17654.
DOI: 10.1097/MCO.0000000000000634.