10 dicas para acalmar e relaxar a mente
6 de abril de 2022
Nosso cérebro é formado por até 60% de gordura
8 de abril de 2022

Suplementação de glutamina pode evitar fadiga em atletas

A glutamina (quem me acompanha sabe) é um aminoácido não essencial amplamente utilizado por seu papel imunomodulador, mas que desempenha diversas outras funções, como regulação da proliferação celular, produção de energia, glicogênese, manutenção do equilíbrio ácido-base, reparação e manutenção das funções da barreira intestinal, entre outras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Normalmente, o corpo humano é capaz de produzir esse aminoácido não essencial para atender seus processos metabólicos, já que está presente na maioria dos alimentos de origem animal e ricos em proteínas que consumimos. No entanto, é extremamente indicada para pacientes com disbiose intestinal, recuperação de mucosa, gastrite, esofagite, síndrome absortiva, permeabilidade intestinal/leaky gut.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso tudo, muitos estudos têm verificado o uso da suplementação de glutamina como um agente antifadiga, com propriedades para retardar o cansaço e melhorar o desempenho nas atividades físicas. Lembrando que quem toma whey protein, em geral, já tem glutamina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesse sentido, um estudo de meta-análise de 2019 analisou os últimos pareceres da ciência sobre esta propriedade da glutamina e verificou que a maioria dos estudos avaliados comprovou que a suplementação de glutamina melhorou alguns marcadores de fadiga, como aumento da síntese de glicogênio e redução do acúmulo de amônia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fato é que os aminoácidos desempenham papéis importantes em múltiplas frentes. Regulam a expressão gênica, as vias metabólicas, contribuem com o desenvolvimento humano e, também, podem fortalecer a imunidade e tratar a permeabilidade intestinal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Inclusive, o que não deve faltar são relatos de vocês sobre a experiência com a glutamina, contem pra mim nos comentários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ref: 10.3390/nu11040863

WhatsApp chat