Alimentação anti-inflamatória pode reduzir risco de demências
21 de fevereiro de 2022
Existem carboidratos essenciais?
25 de fevereiro de 2022

Mais de 80% das crianças consumem ultraprocessados

Quando foi a última vez que seu filho comeu uma verdura? Segundo o Enani – Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil da UFRJ, cerca de 84% das crianças participantes da pesquisa haviam comido ultraprocessados nas refeições à época da entrevista. O estudo entrevistou mais de 14 mil crianças de zero a cinco anos em 123 municípios brasileiros entre fevereiro de 2019 e março de 2020 e dá um panorama da alimentação infantil no país atual, mas ainda pré-pandemia. E mesmo antes da quarentena a alimentação dos nossos pequenos já não ia muito bem.

Cerca de 27,4% das crianças de dois a cinco anos do estudo não haviam consumido nem frutas nem hortaliças no dia anterior, enquanto a maioria esmagadora tinha comido ultraprocessados, como disse acima.

Muitos fatores influem, como a gente sabe, para que a alimentação dessas crianças seja dessa forma. A falta de tempo para preparar as refeições em casa, e o preço acessível de alimentos prontos e ultraprocessados como bolachas, salgadinhos e refrigerantes são alguns deles.
Mas o motivo principal, em se tratando de Brasil, é mesmo a falta de informação. Num país como o nosso não é de se estranhar que muita gente não tenha acesso a algumas informações como, por exemplo, que bolacha recheada é uma bomba de farinha refinada ultraprocessada com açúcar e gordura trans.

A verdade é que não deveria ser assim. A informação básica sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados deveria ser propagada pelos serviços de saúde e pelo governo. Afinal de contas, uma má alimentação de crianças gera adultos doentes, que vão, no mínimo, impactar nos serviços públicos de saúde.

Mas, como a gente sabe, nem todo mundo quer contar a verdade por aí. Que bom que pelo menos canais como este aqui nos permitem falar abertamente sobre estes assuntos. E para isso vocês podem sempre contar comigo.
Mas agora quero saber como vocês lidam com o seus pequenos e as tentações dos produtos industrializados para eles. Lembrando que filho não obedece nem escuta. Filho copia!
Referência: 10.1590/0102-311X00300020