Benefícios do sal integral
1 de julho de 2021
A diferença entre o sal integral e o sal refinado
3 de julho de 2021

Jejum intermitente pode ajudar contra a psoríase

Você sofre com a psoríase? Então, saiba que o Jejum intermitente pode ser um aliado contra ela. Muita gente já sabe dos muitos benefícios do JI (vejam na hashtag #DrBarakatJI) e hoje vou falar de mais um.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um novo estudo está investigando pela primeira vez os efeitos do JI na pele de pessoas com psoríase e tem apresentado resultados bastante promissores, anunciados no Simpósio de Primavera da EADV (European Academy of Dermartology and Venereology).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Antes de falarmos mais sobre isso, vamos compreender mais sobre essa doença autoimune. Não contagiosa, ela se manifesta sobretudo na pele, onde o próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células dermatológicas causando lesões e inflamações, principalmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Sua prevalência é mais comum em jovens adultos e segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia atinge mais de 5 milhões de pessoas no Brasil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas a boa notícia é que o estudo que citei mostrou uma redução significativa na descamação em pacientes com psoríase leve. Ao total um grupo com doze participantes foi instruído a utilizar o jejum por 12 semanas e outros doze participantes não alteraram em nada seus hábitos alimentares. O protocolo adotado foi o chamado MIF – modified intermittent fasting -, em tradução livre,⠀jejum intermitente modificado, onde os participantes se alimentavam durante dois dias da semana não consecutivos com restrição calórica (até 500 kcal) e os outros 5 dias se alimentavam como de habitual.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os indivíduos em jejum relataram melhora significativa com mais frequência na sexta semana em diante, mencionando menos descamação e espessamento, com 30% dos pacientes também relatando uma diminuição na coceira! O estudo ainda é preliminar mas se soma ao crescente corpo de evidências que vêm sendo descobertas na relação entre o intestino e a nossa pele, e com resultados promissores para os pacientes com psoríase.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você sofre com psoríase e faz JI me conta, notou a melhora?

 

⠀⠀⠀⠀⠀
Referências:
5:2 diet helps reduce skin symptoms in Psoriasis patients. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2021-05/sc-5dh050521.php

EADV. Information leaflet for patients. Psoriasis, a closer look. Available from: https://eadv.org/cms-admin/showfile/9635-EADV%20PSORIASIS-1-A%20closer%20look.pdf

Psoriasis.com. About Psoriasis. Available from: https://www.psoriasis.com/about-psoriasis/what-is-psoriasis

Entenda a psoríase: o que é, como se manifesta e como tratá-la. SBD. https://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/noticias/palavra-de-medico/entenda-a-psoriase-o-que-e-como-se-manifesta-e-como-trata-la/

WhatsApp chat