Musculação pode reduzir risco de morte, diz estudo
9 de junho de 2022
A importância do sono REM
14 de junho de 2022

Frutas e legumes são menos nutritivos do que costumavam ser

O que comemos hoje não é o mesmo que nossos avós comiam. Vocês já me ouviram dizer isso sobre o trigo e o leite, por exemplo. Mas, a realidade é que isso serve para absolutamente tudo. De acordo com uma reportagem da prestigiada revista National Geographic, “Evidências crescentes mostram que muitas frutas, vegetais e grãos cultivados hoje carregam menos nutrientes do que aqueles cultivados décadas atrás”. A matéria mostra como “vários estudos científicos mostram que muitas frutas, vegetais e grãos cultivados hoje carregam menos proteína, cálcio, fósforo, ferro, riboflavina e vitamina C do que aqueles cultivados décadas atrás” e alerta para o fato de que essa é uma questão especialmente importante, principalmente porque casa vez mais pessoas estão mudando para dietas baseadas exclusivamente em vegetais. Mas, se você pensa que o fato de ser carnívoro pode te livrar desse problema, também está enganado, já que os animais também se alimentam de gramíneas e grãos menos nutritivos, o que pode fazer com que a carne se torne menos nutritiva do que costumava ser.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, calma, isso não significa que você deva parar de comer comida de verdade, afinal, ela sempre será melhor do que ultraprocessados. Ocorre que é cada vez mais importante que você tenha sua saúde avaliada individualmente. Além de preferir os orgânicos, sempre que possível, também existe a possibilidade da suplementação – eu mesmo consumo diversos nutrientes que sei que beneficiam minha saúde e possuem maior biodisponibilidade ao serem suplementados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, os métodos de cultivo precisam ser revistos, adotando-se práticas agrícolas regenerativas que tornem os alimentos mais nutritivos. Uma sociedade mais saudável exige mudanças individuais e também estruturais. Eu acredito que isso seja possível, e você?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

WhatsApp chat