Você pode ter deficiência de vitamina B12 e nem imagina!
23 de junho de 2023
Magnésio e insulina: qual é a relação?
27 de junho de 2023

Dieta baixa em carboidratos reverte o diabetes tipo 2 em 51% dos participantes para um novo estudo

Síndrome metabólica, diabetes, hipertensão arterial, esteatose hepática não-alcoólica. Esta semana vamos falar sobre DOENÇAS PLURIMETABÓLICAS! E aproveitando que hoje é o Dia Nacional do Diabetes, uma condição que atinge mais de 16,8 milhões brasileiros, quero abordar com vocês como a ressignificação alimentar pode ser uma arma tanto para prevenir, como para tratar a doença.

🚨 Você sabia que a hiperglicemia (resultado do diabetes não tratado) é o fator de risco modificável que mais impacta no número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil?

Mas, então, como tratar e prevenir o diabetes? Muitos devem estar pensando em medicamentos como metformina ou insulina, mas será mesmo que todo paciente está fadado à uma vida dependente de remédios? Eu digo que não! É possível controlar o diabetes por meio de opções não-farmacológicas, como a alimentação com baixa ingestão de carboidratos (low carb), controle do peso, prática de exercício físico e gerenciamento do estresse.

🚨Os estudos mostram que reduzir a ingestão de calorias com uma alimentação pobre em carboidratos pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura e a melhorar a função das células beta pancreáticas, levando ao aumento do gasto de energia e à redução da fome e do peso.

Uma pesquisa publicada neste ano constatou que 97% dos pacientes com diabetes tipo 2 que seguiram uma alimentação com baixo teor de carboidratos obtiveram melhorias no controle glicêmico do sangue, sendo que mais da metade dos indivíduos apresentaram remissão da doença.

🚨 Vale destacar que, segundo esse mesmo estudo, os pacientes que haviam sido diagnosticado com diabetes tipo 2 no ano anterior à pesquisa tiveram maior probabilidade de alcançar a remissão da doença, em relação àqueles que já tinham diabetes por mais tempo. Ou seja, se você está no pré-diabetes ou foi recentemente diagnosticado, não deixe para depois. É HORA DE RESSINGIFICAR A SUA ALIMENTAÇÃO!

Ref.:doi: 10.1136/bmjnph-2022-000544
DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)33102-1