Os benefícios de se exercitar no frio
27 de maio de 2022
Nootrópicos aque podem ajudar seu cérebro
2 de junho de 2022

Cuidado com os óleos vegetais

Sabia que diminuir a ingestão de ômega 6 e aumentar a de ômega 3 pode beneficiar a sua saúde mental? Um novo estudo, publicado no início de maio, associou a maior ingestão de ácidos graxos ômega-6 a um maior risco de depressão, especialmente em homens e idosos. A alta ingestão de ômega 6 também foi relacionada com maiores chances de estresse psicológico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É fato que nossa saúde mental está diretamente relacionada aos alimentos que consumimos, ainda mais porque o intestino e o cérebro estão constantemente se comunicando, sendo que um influencia o outro. Assim, uma inflamação no intestino pode reduzir a energia para o cérebro e para o corpo, aumentando os radicais livres que danificam o tecido cerebral e colaborando para o desenvolvimento de problemas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso sempre indico que os óleos industrializados, como os canola, de milho e soja, sejam substituídos por azeite extra virgem, óleo de coco ou banha de porco. Além disso, investir em alimentos fonte de ômega 3 (que são reconhecidos por melhorarem a nossa saúde cerebral) é uma maneira de turbinar a sua saúde cerebral. Por isso, não deixe faltar em sua dieta alimentos como linhaça, salmão e chia e também invista na suplementação (especialmente quem se alimenta muito na rua com comida feita em óleo ômega 6, assim, deve aumentar a ingestão de ômega 3 para equilibrar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mohammadi S, Keshteli AH, Saneei P, Afshar H, Esmaillzadeh A, Adibi P. The Relationship Between Linoleic Acid Intake and Psychological Disorders in Adults. Front Nutr. 2022;9:841282. Published 2022 May 6. doi:10.3389/fnut.2022.841282

WhatsApp chat