Como controlar ataques de pânico
21 de outubro de 2023
Microplásticos são encontrados no coração humano pela 1° vez
22 de outubro de 2023

Quem aí gosta de um churrasco?🥩🔥

Apesar de ser uma deliciosa tradição nos lares brasileiros, não podemos negar que é preciso cuidado na hora de prepará-lo.

Ao grelhar carne em temperaturas elevadas por períodos prolongados, podem surgir moléculas potencialmente prejudiciais à saúde.

Uma delas surge da fumaça liberada quando a gordura da carne cai sobre a fonte de calor. Esse carcinógeno é conhecido como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, ou HAPs.

Outro conjunto de moléculas é formado quando cozinhamos carne em altas temperaturas – são as aminas heterocíclicas (AHAs).

Além disso, grelhar carne em altas temperaturas aumenta a presença de enzimas glicolíticas avançadas (AGEs) na carne.

Quando ingerimos essa carne, os AGEs são transferidos para nosso corpo, podendo causar inflamação e danos oxidativos nos tecidos.

Por sorte, existem maneiras de aproveitar o churrasco enquanto minimizamos a exposição a essas substâncias tóxicas.

Pesquisas indicam que uma marinada de azeite, suco de limão e alho pode reduzir os níveis de AHAs no frango. Já a carne vermelha pode ser marinada em vinho tinto por 6 horas antes do preparo para diminuir os níveis de AHAs .

Algumas outras dicas para um Churrasco Saudável:

Grelhe em temperaturas mais baixas e evite ingerir as partes carbonizadas.

As chamas na churrasqueira podem gerar tanto AHAs quanto HAPs, por isso, monitore e vire a carne frequentemente para diminuir as chamas.

E se você quer emagrecer ou manter o peso, ao invés de comer proteína com um monte de carboidrato (batatas, arroz, pãozinho etc), prefira como acompanhamento boas gorduras e carboidratos de baixo índice glicêmico.

Tem mais alguma dica para deixar o churrasco mais saudável? Comente abaixo!

🥩🔥Aproveite e compartilhe esse post com seu amigo ou amiga que adora um churrasco!