Estresse: como lidar com um dos grandes males da atualidade
3 de julho de 2023
Luta ou fuga: as reações do corpo às situações estressantes
4 de julho de 2023

Como está o nível do seu cortisol?

É impossível falar do tema desta semana sem falar dele: o cortisol. Justamente conhecido como “o hormônio do estresse”, o cortisol cumpre diversas funções em nosso organismo.

Produzido pela glândula adrenal, ele atua na regulação do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, na resposta imunológica e na resposta ao estresse. Durante períodos de estresse agudo, o cortisol ajuda a mobilizar energia, a aumentar a pressão arterial e a aprimorar a função cognitiva para que o indivíduo esteja apto a lidar com a situação.

Os níveis adequados de cortisol no organismo podem variar dependendo do momento do dia. Geralmente, pela manhã, os níveis de cortisol devem estar mais altos para ajudar a fornecer energia e preparar o corpo para as atividades. Ao longo do dia, esses níveis diminuem gradualmente, atingindo o ponto mais baixo durante a noite, para promover o relaxamento e o sono.

Vale ainda ressaltar que, em situações de estresse agudo, quando o cortisol é liberado em resposta a uma ameaça percebida, ele pode elevar os níveis de açúcar no sangue, estimulando a produção de glicose pelo fígado (gliconeogênese) para fornecer energia rápida ao organismo em momentos de necessidade.

No entanto, em situações de estresse crônico, o cortisol em excesso pode causar resistência à insulina, contribuindo para o desenvolvimento de condições como diabetes tipo 2 e obesidade.

Em geral, os níveis considerados normais de cortisol em um exame de sangue podem variar de 5 a 23 microgramas por decilitro (mcg/dL) pela manhã e de 3 a 16 mcg/dL à tarde.

Enquanto o excesso de cortisol (hipercortisolismo) pode causar ganho de peso, hipertensão arterial, fraqueza muscular, alterações na pele, alterações no humor e dificuldades de concentração, a baixa produção de cortisol (hipocortisolismo) pode gerar fadiga extrema, perda de peso, pressão arterial baixa, desidratação, tonturas e problemas de humor.

Assim, fica claro que o cortisol é um hormônio importante, mas que deve estar em equilíbrio em nosso organismo! Você sabe como estão os seus níveis de cortisol?