Hiponatremia: é possível ter “intoxicação” por água?
4 de agosto de 2023
Colesterol HDL: será mesmo que “quanto mais alto melhor”?
8 de agosto de 2023

Alimentação: influenciadora vegana morre após anos de dieta extrema

O veganismo é um padrão alimentar que exclui todos os produtos de origem animal e embora muitos adeptos relatem benefícios, é importante reconhecer que sua adoção inadequada pode apresentar risco de deficiências nutricionais. Em casos extremos e prolongados, a deficiência severa de nutrientes pode levar à morte. Infelizmente, esse foi o caso de uma influencer recentemente.

Mas não estou aqui para abordar o veganismo e sim o risco de seguir influencers que não são da área de saúde. Entenda: é perigoso seguir os conselhos de pessoas que não detém de fato o conhecimento apropriado sobre não apenas o tema em si, mas também seus impactos na saúde da população em geral.

Respeito absolutamente todos que, por dificuldade de aceitar o sofrimento animal, escolhem o veganismo. Porém, se você escolhe modificar sua dieta, seja para o veganismo ou carnivorismo, procure um profissional de saúde que possa lhe orientar e avaliar individualmente. Tomem cuidado com quem vocês escolhem para ter como “influenciadores” da vida e, principalmente, da saúde de vocês!

Como uma pessoa que morre desnutrida pode ser alguém que influenciava outras?! O que está havendo com a sociedade?! Não digo sobre o veganismo em si, mas de qualquer ‘modinha”, qualquer coisa “diferentona” que essas pessoas que querem ficar famosas inventam sem saber as reais consequências…

Tem gente bebendo menos água achando que, assim, vai preservar o planeta e a vida – enquanto, na verdade, estão prejudicando a vida não apenas deles, mas de todos aqueles que são influenciados pelas mídis sociais. Tem gente pregando o crudivorismo por acreditar ser uma prática na medicina ayurveda, quando, na verdade, a ayurveda enfatiza a importância de uma dieta personalizada, levando em consideração o dosha (constituição) de cada indivíduo. Ou seja, crudivorismo não é para qualquer um!

Por isso, ficam meus apelos: cuidado com quem vocês escolhem para ser os “influencers” de vocês e compreendam, qualquer tipo de dieta/mudança alimentar, sempre procure um bom nutricionista, se possível um funcional para lhe orientar conforme sua individualidade!